Site Meter Publicidade e Ética | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Publicidade e Ética

Em primeiro lugar, gostaria de comentar sobre a inclusão de anúncios neste blog.

Para começar a trabalhar com isso, tive de ler muitas regras, diretrizes, contratos, políticas de privacidade, etc.; tive de estudar medidores de tráfego virtual, os cookies, quais os melhores posicionamentos de banners... Enfim, muita coisa sobre publicidade na internet. Isso me custou muito tempo, mas rendeu bastante conhecimento, o qual espero depois compartilhar com vocês.

Resolvi fazer um teste, ver como funciona na prática ter propagandas em um blog. Pretendo também reverter as comissões arrecadadas para melhorar o próprio blog -- cadastrá-lo num domínio próprio, por exemplo.

Espero contar com a opinião de vocês. Comentem, por favor! (Me avisem, inclusive, se encontrarem alguma propaganda que acharem imprópria).
Ética na Publicidade
"Na publicidade, nada é intrinsecamente bom ou mau. A publicidade é um meio, um instrumento: ela pode ser usada de maneira positiva ou negativa. Se os seus efeitos podem ser positivos, e por vezes são-no, [...] pode ter de igual modo uma influência negativa e nociva nos indivíduos e na sociedade."
Ética da Publicidade

Para "monetizar" o blog foi necessário refletir se isso valeria a pena: se seria conveniente em relação ao conteúdo, se os banners não iriam poluir o ambiente, se eu não ficaria tentado em postar só para ganhar tráfego e cliques...

Sendo assim, não pude deixar de fazer um estudo sobre os aspectos morais da coisa. Li "Ética da Publicidade", documento redigido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. O texto é encontrado na íntegra no site do Vaticano ou em livrarias e lojas católicas na coleção "A voz do Papa" -- uns livrinhos laranjinhas.

Eu o considero uma análise muito sábia da Igreja sobre como usar a publicidade de maneira responsável e sadia. Leitura importante para profissionais da comunicação, mesmo os não-católicos.

////////////////////////

Política de Privacidade e Termos de Uso estão agora disponíveis oficialmente no blog. Peço a vocês que leiam, para que, juntos, possamos tornar este site e a internet em geral um ambiente mais útil e benévolo.

Fiquem com Deus!

0 comentário(s):

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)