Site Meter Fé e Ciência: livros, artigos, vídeos e sites (em português) sobre o assunto | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fé e Ciência: livros, artigos, vídeos e sites (em português) sobre o assunto

Santo Alberto Magno, padroeiro dos cientistas.
Entrar no tema "fé e ciência" pode ser muito enriquecidor tanto para religiosos quanto para cientistas e amantes da ciência - melhor ainda para os cientistas religiosos. Um debate sadio mostra quão belo e distante dos clichês midiáticos pode ser essa relação; ele demonstra aos ateus radicais que a fé pode ser bem mais racional do que eles imaginam e aos fanáticos religiosos que a ciência não é tão "perigosa" para a fé.

Depois de uns anos pesquisando sobre o assunto acabei encontrando boas fontes, na minha opinião, sobre ele. Abaixo, estão elas.


Vídeos
Como a Igreja Católica construiu a Civilização
Acho oportuno, para iniciar um bom debate sobre esse tema, desmitificar algumas histórias sobre a relação da Igreja Católica com a ciência. Thomas Woods, bacharel em história  pela Universidade de Harvard e PhD pela Universidade de Columbia, revela, entre outras coisas, a importância da Igreja no desenvolvimento científico no Ocidente. Ele é autor de Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental e apresentou uma série nos Estados Unidos baseada nesse livro, da qual três episódios são sobre a contribuição católica para a ciência. A seguir, o primeiro deles, Igreja e Ciência:


Assista também, no blog Revendo a Igreja: Padres como pioneiros da ciência e O caso Galileu.

Livros
Ciência e Fé em harmonia
O Prof. Felipe Aquino, o "catequista da Canção Nova", além de pesquisador da doutrina católica é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e pelo ITA, foi diretor geral da Faculdade de Engenharia Química de Lorena e não esconde seu gosto pela ciência. Em um de seus livros, Ciência e Fé em harmonia, Felipe Aquino fala dos testemunhos religiosos de vários cientistas, dos indícios científicos para a existência de Deus e se contrapõe ao ateísmo. O livro está disponível para venda no site da Editora Cléofas e está na minha "estante de livros desejados" no Skoob.

A Linguagem de Deus
Francis Collins participou de um dos maiores feitos científicos da história: o mapeamento do genoma humano. Ateu até os 27 anos, hoje, aos 61, é um grande representante do grupo dos cientistas que defendem abertamente sua fé. No livro A Linguagem de Deus, Collins conta sua história de conversão ao Cristianismo, mostra a compatibilidade da crença em Deus com a ciência - em especial com a Teoria da Evolução - e ainda deixa um anexo com algumas considerações e questões do campo da bioética. Está entre meus livros favoritos.
 
Sites
Tubo de Ensaio http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/
É o blog do jornalista Marcio Antônio Campos, paulista, especialista tanto em religião quanto em ciência. Sempre escreve resenhas de livros e filmes, traduz e comenta textos em inglês sobre fé e ciência -- como a série "A ciência torna obsoleta a crença em Deus?" da Fundação John Templeton. Muitos posts são ilustradas com trinhas e charges de humor inteligente. Marcio já foi membro do Veritatis Splendor.

Sanctus Albertus Magnus http://stalbertus.com/
O autor, Alexandre Zabot, é católico, físico e astrônomo, foi convidado para estudar na Escola de Astrofísica do Observatório do Vaticano e já esteve no programa Escola da Fé, do Prof. Felipe Aquino. Em seu site, com o nome do santo padroeiro dos cientistas, Alexandre coleciona artigos, citações, entrevistas, vídeos e indica livros e sites sobre fé e ciência - o Fé, Ciência e Etc. está lá. Ele também lança enquetes ocasionalmente e organiza o conteúdo por temas nesse índice.

Sociedade Criacionista Brasileira http://www.scb.org.br/
Embora eu não concorde com o ponto de vista desse pessoal, acho importante que os interessados em entender o debate sobre fé e ciência conheçam o pensamento dos chamados criacionistas da Terra Jovem.

Artigos
Faraday Papers http://www.st-edmunds.cam.ac.uk/faraday/Papers.php

O Faraday Institute for Science and Religian, iniciativa ligada à Universidade de Cambridge, disponibiliza artigos no formato PDF sobre a relação fé-ciência. Há artigos em várias línguas, inclusive no português; a maioria, porém, está em inglês. Por isso, o site pede ajuda de tradutores.

/////////////////////////////////////////////////////

Isso é ainda pouco comparado com todo o conteúdo disponível sobre o assunto. Felizmente, tem-se produzido e se debatido cada vez mais sobre ele, embora muito ainda não tenha sido traduzido para a nossa língua. É bem possível que eu ainda volte a sugerir mais material em outros posts. Mas você? Tem alguma outra indicação? O que acha das indicações acima? Comente!

Fiquem com Deus!

0 comentário(s):

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)