Site Meter Religião não é contra ciência (e vice versa) | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

sábado, 5 de março de 2011

Religião não é contra ciência (e vice versa)

Recentemente, ocorreu um fato marcante na história do tema "Fé e Ciência" no Brasil: a tag #religiaoeciencia chegou as Trending Topics nacionais no Twitter. Cristãos de diferentes denominações (católicos, evangélicos, adventistas, etc.) e até mesmo adeptos de diferentes teorias cosmogônicas (criacionismo, design inteligente e evolucionismo) se unem para dizer que não há contradição entre religião e ciência, e vice-versa. Veja como começou o movimento.
 

Linha do tempo
7 de fevereiro: Paulo Junio, editor do blog Teismo.net e Snowball, escritor do blog Quebrando o Encanto Neo-Ateísta, lançam a campanha "Ciência não é contra religião!". Eles lançam banners mostrando avanços científicos significativos que se deram por meio do trabalho de cientistas religiosos.

Banner principal da campanha "Ciência não é contra religião".

19 de fevereiro: O jornalista adventista Michelson Borges, inspirado pela campanha anterior, lança a e pede que os internautas divuguem-na no Twitter através da tag #religiaoeciencia. Ele também cria banners que focam na religiosidade de cientistas diversos (inclusive brasileiros) e em suas contribuições científicas.

Um dos banners lançados por Michelson Borges.

25 de fevereiro: O blog + Liberdade de Expressão divulga a campanha e listou vários sites que reconhecem a não-contradição entre religião e ciência (o FCE está entre eles).

26 de fevereiro: A campanha de Michelson se torna um "tuitaço". Segundo esse site, a tag ficou mais de 24 horas nas Trending Topics Brasil.
 

É contraditório acreditar na ciência e acreditar em Deus?
Muitos religiosos precisam entender que não são obrigados a deixar de acreditar em Deus para aprender ciência e usar seu método. Isso é um estratagema de ateus desonestos (ou ignorantes). A ciência não pode estudar Deus ou provar se ele existe ou não, pois ela trata de coisas físicas, do plano físico, e Deus está fora deste plano.
 
De certa forma, a ciência pode até ajudar a religião: purificando-a de superstições e mudando a forma caricaturada que muitos têm de Deus. "A fé sem ciência é cega", dizia o famoso físico Albert Einstein.

Por outro lado, os ateus não precisam ter medo de religiosos nos laboratórios e academias de ciência. A religião (pelo menos no caso de muitas denominações cristãs) não é contra a ciência -- e nem a teme, porque sabe que ela não tem competência para falar de Deus.
 
Um dos banners da campanha "Ciência não é contra religião!". Saiba mais sobre o Padre Lemaître.
 
A ciência mostra como o mundo funciona, como se dão processos naturais: porque chove, como as abelhas se reproduzem, como se comportam os movimentos dos astros, etc. Bem como responder, fisicamente falando, de onde viemos (da "poeira das estrelas" ou simplesmente da fecundação) ou para onde vamos.
 
Mas o que a religião quer nos responder está numa dimensão mais profunda: "o que devemos fazer para viver melhor?", "acontece algo depois da morte?", "qual é o sentido dessa vida?". Agora me responda: ciência tem respostas para essas questões?
 
Aliás, imagine um mundo onde a única forma de conhecimento fosse o científico: imagine se não houvesse filosofia, arte, moral, religião... Provavelmente, seria um mundo desumano... O próprio Einstein também dizia: "a ciência sem fé é manca".

Religião e ciência são coisas paralelas. Dizem até que são complementaras: "a fé começa onde a razão termina". O problema não é que uma se baseie na dúvida e outra na crença, mas em que dimensão eu vou utilizá-las. Não queremos misturar ciência e religião, o que causa do surgimento de pseudociências. Queremos apenas que as pessoas reconheçam que são coisas diferentes e tratam de problemas diferentes e por isso não é contraditório acreditar na ciência e acreditar em Deus.

Participe!
Convidamos a você e a todos que não concordam com essa fantasia de contradição entre fé e ciência a divulgar essas campanhas. As pessoas podem aprender muito mais se largarem esse preconceito.

    Veja também:

    2 comentário(s):

    Esculápio Cristão

    A religião não é contra a ciência e nem a ciência é contra a fé - pelo contrário. Se você estuda com coerência e conclui racionalmente, mais profundamente você crê, ao perceber as maravilhas criadas por Deus, e que o simples "acaso" não explica a criação do mundo e nem da vida.
    Na minha vida de médico, vejo todos os dias os pequenos e os grandes milagres que a ciência não explica, mas que Deus faz, por amor a nós.
    Lembro sempre o caso dos astronautas: quase todos, ao voltar do espaço, tornam-se profundamente religiosos, porque têm a oportunidade de vislumbrar um pouco mais que nós a grandeza da criação do Universo.

    Luiz Carlos

    Com toda certeza que nos é dada, deve-se reconhecer que a ciência nos ajuda a entender o processo de toda a criação divina e de como podemos presenciar Deus em nosso meio. Ao estudarmos o nosso meio físico e cada componente dele, vemos que realmente precisa-se de uma pessoa que pense muito mais além do que os seres humanos, pois nossas mentes são limitadas a toda grandeza divina.
    Por isso, eu afirmo que a Religião não se separa da Ciência e vice-versa, até porque precisamos de algo que concretize todo processo da Criação e para que isso aconteça, precisamos que o autor desta obra nos ajude nessa concretização.
    Que Deus abençoe a todos!

    Postar um comentário

    Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)